PÁGINA FACEBOOK

https://www.facebook.com/pages/Autor-da-Minha-Hist%C3%B3ria/352657488156512

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Vida e Alma | Helena Sacadura Cabral * As melhores frases e excertos do livro!

Título: Vida e Alma 

Autora: Helena Sacadura Cabral 

Edição: Novembro 2013 

Editora: Clube do Autor 

N.º de Páginas: 149

Sinopse: Amar e sofrer, respeitar e reflectir, enfim, viver... 
Os sentimentos e os valores que marcam a vida da autora mais querida dos portugueses.

O que achei do livro: É um livro bastante diferente daquilo que estou habituado a ler da autora. Aconselho. E, por isso, deixo aqui as melhores frases e excertos deste livro. 


“Vida e Alma”
– Helena Sacadura Cabral


·        Amar e sofrer, respeitar ereflectir, enfim, viver…
·    Há hoje uma necessidade grande de reencontrar valores que a maioria de nós julgará perdidos. Não estão. Apenas se encontram adormecido, porque em determinada altura deixaram de servir o fim a que se destinavam. Talvez por isso, começou a nascer em mim a vontade de procurar repensá-los. Um pouco como costumo fazer quando, antes de me deitar, repasso os acontecimentos do dia e ensaio uma breve análise do que julgo ter sido bom ou menos bom.
·        “Outras vezes oiço passar o vento, e acho que só para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido.” – Fernando Pessoa.
·        O amor é início, meio e fim, faz pensar, sofrer, agarrar o tempo ou esquecê-lo. Obriga a escolher, a separar, a rejeitar. Castiga e compensa. O amor fere e salva, é farol e é naufrágio. É alegria e é tristeza. É ciúme, orgasmo e êxtase. É o nós, o outro, a ciência da vida. O amor é inquietação, esperança, certeza e dúvida, caos e ordem.
·        Mas o amor também pode significar afecto, compaixão, apetite, inclinação, atracção, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido.
·        Afinal, porque é que alguém nos ama? Sobretudo, porque nós permitimos.
·        Todos carecemos de amor e queremos reconhecê-lo em nós e nos outros, sem distinção de idade ou de sexo. O amor é tão vital para a vida como o ar que respiramos, e todos reconhecemos que sem amor não se sobrevive.
·        Todavia, o amor nem sempre é retribuído. Ou nem sempre essa retribuição tem a mesma intensidade que a nossa. E não é por se amar menos, é por mera incapacidade de perceber aquilo de que o outro carece. Ou até porque a forma de amar de um se manifesta em moldes diversos daquele que o outro deseja e precisa. Num caso não se percebe, no outro não se é capaz.
·        Acredito que nem todos os amores consigam alcançar o patamar de reciprocidade desejável.
·        Ajustar o que o outro sabe dar àquilo que desejamos receber é o grande desafio do amor. E, também, o desafio de uma vida.
·        “A minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.” – Clarice Lispector
·        A solidão é uma faca de dois gumes.  Pode ser extremamente empobrecedora ou proporcionar-nos um enorme bem-estar.
·        O problema surge quando é a vida que nos impõe, que nos obriga a essa solidão involuntária. Nestas circunstâncias, é dificil de suportar e só um espírito muito forte sabe aceitar que tem de aprender a conviver com ela sem sofrimento.
·        Só cada um poderá escolher o caminho que deseja percorrer. Mas a solidão imposta é sempre um caminho de pedras.
·        “Sobre as asas do tempo, a tristeza voa e vai-se embora.” – Jean de La Fontaine
·        A tristeza expressa-se por um estado de desânimo ou frustação em relação a alguém ou a alguma coisa. É comum ser descrita como algo amargo – uma dor, uma incapacidade – ou ainda como uma sensação de escuridão. É um estado de espírito que tende a confundir-se com a melancolia e, não raras vezes, é acompanhada de um sentimento de solidão.
·        A tristeza pode nascer no exterior, quando é provocada por aqueles que nos envolvem; ou vir dentro de nós como sequência da inadaptação ao meio onde se vive.
·        A realidade continua a existir, mas vai sendo envolvida num manto cada vez mais espesso, que diminui a dor e os efeitos negativos da recordação.
·        Não desista de si e, mesmo que falhe, recomece. Tantas vezes quantas as que forem necessárias. Só não esqueça que a tristeza leva tempo a desaparecer, porque o luto também leva tempo a fazer!
·        “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.” – Desconhecido
·        A dor, que todos conhecemos, pode assumir as formas mais variadas. Desde as fisicas às da alma.
·        (…) a dor da alma, a grande dor, aquela que advém da perda, da injustiça, do esquecimento, enfim, até da troca, essa, todos acabaremos mais tarde ou mais cedo, por conhecê-la.
·        A dor causa sofrimento e este, por sua vez, é razão de infelicidade. Existe um grande número de pessoas que não consegue ser feliz porque todo o seu esforço está concentrado nessa vivência dolorosa. E, em lugar de buscarem o apoio de que carecem para se libertar dela, fecham-se sobre si próprias.
·        Muitos de nós parecem sentir-se melhor a sofrer do que a procurar a alegria. Faça um esforço para sair de si próprio e escolha duas ou três coisas que lhe dêem prazer real, seja caminhar ao sol ou à chuva, ouvir música, jogar cartas, escrever. Agarre-se a elas e não as descure. Pratique-as e deixe-se invadir pelo prazer que lhe dão. Verá como se esquece de sofrer e a dor suaviza-se.
·        “Num deserto sem água, numa noite sem lua, num país sem nome, ou numa terra nua, por maior que seja o desespero, nenhuma ausência é mais funda que a tua.” – Sophia de Mello Breyner
·        Muitos de nós pensamos que o desespero é consequência de terríveis amarguras. Nem sempre.
·        Há quem faça do desespero uma forma de vida e se alimente da dor que ele provoca.
·        (…) esforço-me por acreditar que ninguém é testado para além das suas forças. Mas também sei que estas podem falhar.
·        Aprendi que é preciso ser tolerante para com as nossas próprias falhas. Aceitá-las e recomeçar do zero, sempre que fraquejarmos, conscientes de que há algo mais importante do que a dor que sentimos.
·        As guerras ganham-se perdendo algumas batalhas.
·        (…) o desespero também pode ser o motor vital de que carecemos para nos encontrarmos frente a frente connosco.
·        Pense que há, sempre, dores maiores do que as suas. Tente olhar o mundo à volta e perceber que só o sofrimento nos dá a verdadeira medida de quem verdadeiramente somos. Não se isole, não se feche sobre si próprio. Vá à luta mesmo que não se sinta capaz dela. A partilha da dor é uma forma de a suavizar-mos e de nos tornarmos mais humanos.
·        “A inocência não se envergonha de nada.” – Jean-Jacques Rousseau
·        A vida torna-nos reactivos e, por isso, deixamos de ser os co-criadores da nossa história. Limitamo-nos a agir para nos afastarmos daquilo de que temos medo, quando devíamos ficar em contacto com quem na verdade somos.
·        “A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.” – Millôr Fernandes
·        Costuma dizer-se que amigos são a família que pudemos escolher e não aquela que o sangue determinou. A amizade é um sentimento que irmana pessoas e gera alegria e bem-estar. É a expressão de uma partilha emocional sob o olhar de um entendimento fraterno.
·        Se o egoísmo afasta as pessoas e as isola, a amizade aproxima-as e irmana-as.
·        Mesmo no campo do amor profundo, a amizade é fundamental, porque quando a paixão se esfuma no vaivém do dia-a-dia, quando os impulsos sexuais do amor passam, quando a desilusão apaga o fogo do desejo, se existe amizade, os laços de união não se rompem e ela perdura, companheira devotada daqueles que se estimam.
·        (…) um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas deitadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhámos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim… do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
·        Pode-se viver sem amor, se for essa a nossa escolha. Mas viver sem amigos não é possível, a menos que se seja um eremita!
·        “Você pode descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira do que num ano de conversa.” – Platão
·        Há quem considere o companheirismo uma forma de amizade. E é, de facto. Mas é uma estima especial, que implica um envolvimento mais profundo na vida do outro.
·        Ser companheiro envolve uma presença que se sente ao nosso lado, uma vivência do quotidiano partilhada. Na alegria como na tristeza.
·        (…) entre duas pessoas que se dispõem a caminhar juntas na mesma direcção, almejando o mesmo sonho e o mesmo alvo.
·        A ausência de companheirismo, desgasta qualquer relação, seja ela de que tipo for, devido ao individualismo e ao egoísmo, que deixam pouco ou nada para ser resgatado, quando ela termina. É que quer as pequenas coisas quer as mais significativas acabam por se perder a partir do momento em que alguém deixa de participar na vida do outro.
·        E mesmo o amor, se não tiver como base o companheirismo, não se sustenta e não consegue resistir ao desgaste e à frieza.
·        (…) não basta ter companhia. É importante saber dá-la também.
·        “O ódio é a vingança do cobarde.” – Bernard Shaw
·        Não deve haver sentimento mais aniquilador do que o ódio.
·        “O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença.” – Erico Veríssimo
·        Costuma dizer-se que o amor e o ódio constituem o verso e o reverso de uma mesma moeda. Não é verdade. Com efeito, o contrário do amor não é o ódio, mas sim a indiferença.
·        (…) para sentirmos que alguém nos é indiferente, não precisamos senão de ignorar a sua existência.
·        A indiferença não exige olhos, nem boca, nem coração nem cérebro. O nosso corpo ignora a presença do outro e, sobretudo, não se dá conta da sua ausência.
·        “O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.” – Oscar Wilde
·        Quando se está seguro de si, a inveja alheia não incomoda, porque nem dela nos apercebemos.
·        O primeiro passo para lidar com a inveja é aceitá-la e retirar-lhe o peso da condenação, que só nos torna mais forte. Reconhecer a inveja é bastante desagradável e até doloroso.
·        “Amar é cansar-se de estar só: é uma cobardia, portanto, e uma traição a nós próprios (importa soberanamente que não amamos).” – Fernando Pessoa
·        A vida não se ganha com o medo, ganha-se com a coragem de ser quem realmente somos, ou com o esforço de nos transformarmos em quem gostaríamos de ser.
·        “A pior traição é a de princípios, porque é cometida por nós, contra nós mesmos.” – M. M. Soriano
·        Na traição a nós próprios, ela é dupla. Por um lado, renegamos aquilo em que continuamos a acreditar e, por outro, «mascaramo-nos» e interpretamos personagens fictícias, para que os outros continuem a acreditar que somos quem, na verdade, não somos.
·        Não use máscaras, goste de si e aceite-se. A felicidade só pode vir da autenticidade.
·        “Não se estima ninguém quando se estima todo o mundo.” – Molière
·        Respeito. Ora aqui está uma palavra que, nos últimos tempos, tem vindo a envelhecer sem qualquer proveito.
·        O mundo sempre avançou quando se respeitaram as causas justas, os homens bons e os caminhos certos.
·        Confiar é ter a alma leve, uma tranquilidade transbordante, uma paz interior que vem da ausência do medo. É entregar-se sem temer consequências, sem o temor de arriscar ou o receio de ser enganado, aceitar o risco de errar ou até de futuras mágoas.
·        Não esqueçamos que a confiança pressupõe reciprocidade. Se ela não for uma via de mão dupla, podemos afirmar que não existe. Ela é, ainda, respeito, amor e, sobretudo, fidelidade, porque quem não confia em si próprio, tão-pouco confiará no outro.
·        (…) toleramos o que não somos capazes de apreciar, porque não sabemos lidar com o que não percebemos.
·        Tolerar não é pensar do mesmo modo que o outro. É aceitar como igualmente válido o seu pensamento. Só isso pode contribuir para uma convivência mais saudável!
·        “Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.” – Friedrich Nietzsche
·        Vivemos num mundo e num tempo em que supostamente «devemos ser», em simultâneo, muitas coisas: competentes profissionais, grandes filhos, conscientes cidadãos, ardentes amantes, maravilhosos maridos ou mulheres e, claro, superpais.
·        Pessoalmente, a mentira é das falhas que suporto pior. Por isso, o único caminho que posso sugerir é o da verdade, mesmo que ela doa a quem a diz e doa a quem a ouve.
·        “A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.” – Voltaire
·        A esperança é um dos maiores e mais poderosos motores de vida e é capaz de arrancar do mais profundo do nosso ser uma força que desconhecíamos possuir.
·        A esperança é esteio de vida e precisa de ser cultivada como se de uma flor frágil se tratasse, visto que só ela é o antídoto desse veneno paralisante que é o medo.
·        A vida sem sabor é uma vida sem perspectivas. E quem se cansou de tentar, de lutar e desistiu de tudo, tem uma vida que apenas espera o seu fim, pois pensa que nada do que se faça pode mudar coisa alguma.
·        Viver com alegria significa não sobrecarregar os dias com preocupações desnecessárias, que nos tornam infelizes e não nos deixam aproveitar as oportunidades que a vida oferece.
·        Aprenda a sorrir e sorria mesmo.
·        Quando o sol nasce, é para todos. Mas nem todos o recebem ao mesmo tempo, nem para todos ele tem o mesmo efeito. Quando num hemisfério ele brilha, no outro pode cair chuva…
·        “A gratidão é o único tesouro dos humildes.” – William Shakespeare
·        (…) a gratidão é um sentimento nobre.
·        A gratidão torna-nos pessoas melhores, mais atentas às necessidades do nosso semelhante e, simultaneamente, põe nas nossas mãos a possibilidade de alterarmos o destino daqueles que nos estejam próximos ou dependam de nós.
·        Devemos esforçar-nos por encontrar tempo para parar e agradecer às pessoas que fizeram a diferença nas nossas vidas.
·        “Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados.” – Papa Francisco
·        “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” – Oscar Wilde
·        «Viver é não saber que se vive. É procurar o sentido da vida, sem mesmo saber se ela tem algum sentido, é tarefa de poetas… Só uma visão de conjunto pode aproximar-se da verdade. Examinar em detalhe é criar novos detalhes. Por debaixo da cor está o desenho firme e só se encontra o que se não procura. Porque me não esqueço eu de viver… para viver?» - Florbela Espanca
·        Viver é, basicamente, realizarmo-nos e ter prazer com isso. É aproveitar cada momento como se fosse o último, mesmo que essa avidez de vida seja olhada de revés. 

Sem comentários:

Enviar um comentário