PÁGINA FACEBOOK

https://www.facebook.com/pages/Autor-da-Minha-Hist%C3%B3ria/352657488156512

terça-feira, 30 de abril de 2013

Um diálogo sobre o amor e a vida...



EU
Porque é que o amor é tão complicado?
TU
Não sei se é o amor que é complicado, ou se somos nós que o complicamos.
EU
Não. É mesmo o amor que é complicado.
TU
Porque é que dizes isso?
EU
Porque não são as pessoas que escolhem de quem gostam. Os sentimentos e as emoções que o amor origina acontecem sem a nossa mínima interferência. Eu nunca vi ninguém querer, por exemplo, amar alguém que não retribui esse amor. E é exatamente isso que acontece, várias e várias vezes.
TU
Amores não correspondidos fazem parte do nosso crescimento. Querendo ou não temos que passar por eles.
EU
As coisas podiam ser mais fáceis no amor. Se vias que uma pessoa não te amava da mesma maneira, passavas uma borracha nesse sentimento e passavas para outra, aliás como obrigatoriamente tens sempre que fazer, já que não resta mais nenhuma alternativa.
TU
 Essa seria a atitude mais simplista que se podia tomar. Mas nada na vida é simples. Tudo exige luta, sacrifício, sofrimento para atingir as nossas metas, os nossos sonhos. Porque se conseguíssemos o que queríamos sem esforço, nós nunca íamos dar valor a isso. Porque foi conquistado com muita facilidade. Agora, se lutas, te esforças, te sacrificas, e conquistas o que tanto querias, acredita não vais desperdiçar aquilo que te custou tanto a ganhar.
EU
E achas que luta, sacrifício, sofrimento nos leva aonde queremos chegar? Às vezes parece-me mesmo que não. Que nem sempre isso é suficiente. Cada vez parece que estás mais longe do teu objetivo… da tua meta.
TU
Nesses casos cabe à pessoa parar e pensar no que realmente deve fazer. Continuar a lutar ou então passar uma borracha no assunto.
EU
O triste é que não dá para passar uma borracha nos nossos sentimentos. Quando os tentas apagar parece que ficam mais fortes.
TU
Não podemos forças as coisas. Tudo tem o seu ritmo… o seu tempo.
EU
Então e quando amas uma pessoa que não te ama? Deves continuar com o sentimento que existe dentro de ti, que te domina e te faz sofrer todos os dias?
TU
E que adianta forçares o esquecimento? Para esqueceres uma pessoa leva tempo. Nesse caso só o tempo te pode ajudar. Nada mais.
EU
E se nem o tempo te ajudar?
TU
É porque esse é um amor para toda a vida. Mas tens que aprender a sobreviver sem ele.
EU
Achas que existem amores não correspondidos para a vida?
TU
Tu não sabes o que te reserva o futuro para daqui a um, dois, três anos… A vida dá muitas voltas. Tu podes conhecer uma pessoa, que jamais amarás dessa maneira profunda, sólida, inquebrável, mas podes até amar outra pessoa de outra maneira. Há várias maneiras de amar e de sentir o amor. E podes ser feliz com todas elas. E essa pessoa que agora não te corresponde e parece que nunca irá corresponder, um dia pode olhar para ti e ver em ti, tudo aquilo que procurou a vida inteira. Sei lá, é tudo um mistério. Nem vale a pena massacrar a cabeça com o que só o destino e o futuro conhecem.
EU
A vida é um mistério…
TU
Que nós vamos descobrindo dia-a-dia. 


Há conversas mesmo produtivas, não há? 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário